quinta-feira, 3 de maio de 2018

Amendoim de Chocolate


Dizem que vó é mãe com açúcar, né? E quando a vó vem acompanhada daquelas delícias de final de tarde?
Minha vó era portuguesa e lá em Portugal fazer esse amendoim é tradição.
Minha mãe também portuguesa nunca deixou de fazer e como meu aniversário é véspera de São Pedro, sempre teve desse amendoim nas minhas festinhas.
Memória afetiva que fala, não é?

Pois bem, não é a primeira vez que faço esse amendoim, mas é a primeira vez que dou uma mudada na receita e deu certo.
Parece que já ouço minha mãe falar: "Mas eu não faço assim! O meu é diferente!"
Vejo a portuguesa da família toda se coçando na cadeira... rsrsrs

Vou ensinar aqui, uma versão mais delicada da receita, digamos assim.

Ingredientes:

500g de amendoim grande cru com casca
2 xícaras de açúcar orgânico
6 colheres de sopa de cacau em pó (usei o 100%)
2 xícaras de água

Modo de Preparo:


Misture todos os ingredientes e leve ao fogo.


Mexa sempre até que a mistura reduza e os amendoins fiquem todos grudadinhos. 



Nesta etapa, em alguns casos o amendoim já fica no ponto, mas aqui não sei se por usar o cacau 100% ele não deu ponto.
Nesse caso, como medida de segurança, espalhei em uma forma e levei ao forno 180º para que ele "secasse" mais um pouco.
Logo chegou no ponto.


Eles ficaram muito mais escuros que os normais por causa do cacau. Quando se usa chocolate em pó ou achocolatado, eles ficam mais clarinhos.
O sabor também muda um pouco por conta do cacau ser mais forte, mas confesso que é uma delícia de receita e lembrança.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante pra mim.